FHC: com Lula SOLTO, o PT é um perigo nacional

0
1650

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) voltou a criticar o PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que as decisões do petista quando presidente, especialmente quanto à aliança com partidos pequenos, favoreceram o loteamento de cargos no Brasil; “Tomara que o PT se regenere. Não sei (o caminho), porque o PT ficou muito confundido com o Lula. Sem Lula, o PT é um partido médio. Com Lula, é um perigo nacional”

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) voltou a criticar o PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que as decisões do petista quando presidente, especialmente quanto à aliança com partidos pequenos, favoreceram o loteamento de cargos no Brasil. Em evento promovido pelo jornal O Globo, FHC fez ainda outras acusações ao petista, mas afirmou que não gostaria de ver Lula atrás das grades.

“Eu não gosto de ver ninguém na cadeia, muito menos o Lula. Se vai eu não sei, tomara que não. Mas é o juiz que vai ver. Às vezes, a pessoa faz coisas tão inacreditáveis que o juiz não tem escolha. O juiz não vai pensar politicamente se é bom ou é mau. Se houver alternativa, eu acho melhor, mas isso sou eu. Se fosse juiz, eu obedeceria à lei, não aos meus sentimentos”, disse.

Na avaliação de FH, a reconstrução do PT seria interessante para atenuar a fragmentação partidária do país. O tucano lembrou que a bancada petista ainda é uma das três maiores da Câmara, no patamar de PMDB e PSDB, o que torna o partido um ator importante na busca por governabilidade. Os parlamentares dos três partidos só representam 30% do Congresso, o que, para FH, ajudou a implodir o sistema político brasileiro.

— Tomara que o PT se regenere. Não sei (o caminho), porque o PT ficou muito confundido com o Lula. Sem Lula, o PT é um partido médio. Com Lula, é um perigo nacional. Pode ser majoritário — avaliou o ex-presidente.”